sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

HISTORIA DOS NEGROS AFRICANOS NOS ESTADOS UNIDOS.


A história dos Afro-americanos nos Estados Unidos é um dos imensuráveis sofrimentos e uma crescente esperança. Dois séculos e meio de escravidão e segregação entre homens e mulheres negros impedidos de exercer os direitos de cidadania encarado por seus homólogos brancos.

Afro-americanos que lutaram pela liberdade da tirania no estrangeiro, contribuindo para libertar a Europa da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, retornaram aos Estados Unidos e foi negado o direito de registrar-se para votarem, e alguns foram espancados ou mortos durante a tentativa de fazer assim.

Em grande parte do país, negros eram proibidos de habitar o mesmo espaço, incluindo escolas, transportes públicos, e de lazer, como brancos. E foram tomadas medidas para proibir Afro-americanos de viverem perto de brancos. No entanto, Afro-americanos perseveraram, construindo universidades e alcançaram alturas em todas as esferas de atividades, das artes e entretenimento para a aviação e ciências.

Um século atrás, em 1909, a Associação Nacional para o Avanço da Colored People (NAACP), foi formado com o objetivo de abolir a segregação e a discriminação em habitação, educação, emprego, votar, e transporte e garantia de seus direitos constitucionais dos Afro-americanos.
A luta pela liberdade foi longa e difícil e incluiu, entre outras táticas, contencioso, marchas, e sentar-ins. Também foi quase universalmente violento, um reflexo do espírito do líder que veio a simbolizar o movimento americano dos direitos civis, o Dr. Martin Luther King, Jr. Os anos 2008 e 2009 são considerados momentos de anos na história dos Estados Unidos e dos Afro-americanos, anos que marcarão importantes aniversários do movimento dos direitos civis e à realização de tais sonhos, ao mais alto nível, com a eleição de Barack Obama como o primeiro presidente Afro-Americano .

Em 4 de abril de 2008, os Estados Unidos observaram o 40 º aniversário do assassinato do Dr. King, um ato que muitos rebelados Afro-americanos, que reunidos em áreas urbanas em todo o país, embora não em Indianápolis, Indiana, onde Robert F. Kennedy nasceu, para honrar a memória do Dr. King morto pela violência.

Em 28 de agosto de 2008, precisamente 45 anos depois de o Dr. King fez seu famoso discurso I Have a Dream no mar, em Washington, Barack Obama aceitou a nomeação Democrata à presidência dos Estados Unidos, tornando-se o primeiro Afro-Americano para ser nomeado pelos Estados Unidos.


Uma grande festa.

15 de janeiro de 2009, marca o 80o aniversário de nascimento do Dr. King's . Cinco dias depois, em 20 de janeiro, os americanos comemoraram um pesado passo no cumprimento de seu sonho: Barack Obama eleito como 44º Presidente dos Estados Unidos. Na verdade, este evento sinalizou o início de uma nova era no movimento dos direitos civis, um em que todas as crianças podem imaginar a liberdade de excelência em tudo e com a possibilidade de serem julgados, de acordo com o Dr. King, pelo conteúdo do seu carácter e não pela cor da sua pele.

Oferecemos Encyclopædia Britannica's Guide to Black History para fornecer um quadro para este marco significativo, a fim de examinar a totalidade da experiência dos Afro- Americanos, e para celebrar as realizações individuais de muitos Afro-americanos.

© 2009 Encyclopædia Britannica, Inc.

Maison des Esclaves (“Slave House”) on Gorée Island, Senegal.

Plans of a ship for transporting slaves, engraving, 1790.

Advertisement for the sale of African slaves.

PHILLIS WHEATLEY,engraving attributed to Scipio Moorhead, from the frontispiece of her 1773 book.

Sale of Estates, Pictures, and Slaves in the Rotunda, New Orleans, 1842. New Orleans was the site of the United States' most active slave market.

HARRIET TUBMAN,(far left) standing with a group of slaves whose escape she assisted.

African Americans collecting bones of soldiers, Cold Harbor, Virginia, photograph by John Reekie, April 1865.

CAKEWALK, engraving, 1892. The cakewalk was a couple dance that originated among black slaves in the United States.

Black sharecroppers picking cotton in Georgia, 1898; photograph by T.W. Ingersoll.

HOWARD UNIVERSITY law school graduates, c. 1900.

Students learning dressmaking at Hampton University (c. 1900), a historically black university that opened in 1868.

The cover of the first issue of The Crisis (1910), a magazine published by the National Association for the Advancement of Colored People.

MA RAINEY (centre) and her band, 1923.

Cover of Opportunity: Journal of Negro Life (June 1925), a magazine associated with the Harlem Renaissance.

Dust jacket designed by the Mexican illustrator and writer Miguel Covarrubias for Langston Hughes's The Weary Blues (1926), a book of experimental poetry.

EUBIE BLAKE (left) and Noble Sissle, 1926.

The Duke Ellington band and the Cotton Club chorus line, 1929.

JOSEPHINE BAKER.

PAUL ROBESON (right) in the title role of Othello, with Peggy Ashcroft as Desdemona.

African American farmer using a mule-drawn cultivator during the Great Depression, photograph by Doris Ullman.


Aspects of Negro Life: The Negro in an African Setting, oil on canvas by Aaron Douglas, 1934.

JESSEN OWENS (centre) standing on the winners' podium after receiving the gold medal for the running broad jump (long jump) at the 1936 Olympics in Berlin.

JOE LOUIS and Max Schmeling at a photo session before their heavyweight world championship bout in 1938.

LOUIS ARMSTRONG.

LITTLE RICHARDS.

MARTIN LUTHER KING, JR., and other civil rights leaders of a municipal bus boycott in Montgomery, Alabama, riding an integrated bus, December 1956.

ROSA PARKS sitting on a bus in Montgomery, Alabama, 1956.

SIDNEY POITIER (left) with Lilia Skala in Lilies of the Field, 1963.

Martin Luther King, Jr. (centre), and Malcolm X (right), 1964.

THE SUPREMES, 1965.

Cassius Clay (later Muhammad Ali) raising his arms in triumph after his first-round knockout of Sonny Liston in 1965.

American track medalists Tommie Smith (centre) and John Carlos raising black-gloved fists, a black power salute, at the 1968 Olympic Games in Mexico City.

DALEY THOMPSON executing his long jump en route to successfully defending his Olympic decathlon title at the 1984 Olympics in Los Angeles.

CARL LEWIS approaching his gold-medal-winning long jump at the 1984 Olympics in Los Angeles.

JESSE JACKSON addressing the Democratic National Convention in Atlanta, Georgia, July 19, 1988.

WHOOPI GOLDBERG .

The San Antonio Spurs' Tim Duncan.

Barack Obama with (left to right) his daughters, Sasha and Malia, and his wife, Michelle, in Chicago's Grant Park on the night he became the first African American to win election to the U.S. presidency, 2008.



LINK DESTA PAGINA:



* ESPERO QUE TODOS QUE LEEM ESSE ARTIGO HISTORICO E RETROSPECTIVO DA LUTA DOS AFRO-DESCENDENTES NOS ESTADOS UNIDOS, POSSA SERVIR DE LIÇÃO DE SUPERAÇÃO CONTRA TODOS OS TIPOS DE PRECONCEITOS, PRINCIPALMENTE O RACIAL, PARA QUE POSSAMOS TER UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA E IGUALITARIA, ONDE TODOS MOSTREM SEU REAL VALOR, INDEPENDENTE DE COR,RAÇA,SEXO,RELIGIÃO OU STATUS SOCIAL OU ECONOMICO.

GRANDE ABRAÇO A TODOS!

ESPERO QUE DEIXEM COMENTÁRIOS A RESPEITO DISSO.






































Nenhum comentário: